AKI É O LOCAL, A PURA BANDA!!

sábado, 30 de outubro de 2010

Luta cerrada ao vírus da pólio


A governadora provincial de Luanda, Francisca do Espírito Santo, reafirmou ontem a vontade do Executivo em continuar a trabalhar para a erradicação em Angola do vírus causador da paralisia infantil, até final de 2010.
Ao presidir ao acto central de lançamento da quarta Jornada Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, que decorreu no bairro do Rasta, município do Kilamba Kiaxi, Francisca do Espírito Santo apelou aos pais e encarregados de educação no sentido de se juntarem aos esforços do Ministério da Saúde e parceiros internacionais no combate à doença. Por isso, disse, “hoje (ontem), sábado e domingo, vamos vacinar as nossas crianças”. “É mais um chuto que estamos a dar na poliomielite, mas precisamos que os pais e encarregados de educação, enfim, que a comunidade se preocupe em levar as crianças menores de cinco anos para receberem as gotas milagrosas”, realçou.
Francisca do Espírito Santo referiu que a campanha constitui um trabalho de equipa, na qual todos têm responsabilidades e um papel a desempenhar. Adiantou que se trata da última jornada de vacinação que é realizada até final de ano, e que a mesma deve ser realizada com qualidade e paciência para que nenhuma criança fique por vacinar. Um funcionário do Ministério da Saúde explicou que a luta para a erradicação da poliomielite está numa fase decisiva, tendo já alcançado mais de 90 por cento das crianças e que os 25 casos notificados este ano têm origem nas precárias condições de saneamento das zonas suburbanas de algumas capitais provinciais e no nível ainda baixo das coberturas de vacinação.
Sob o lema “Todos juntos vamos chutar a pólio para fora de Angola”, a campanha de três dias prevê a vacinação de mais de cinco milhões de crianças menores de cinco anos, em todo o país.
Em Luanda, as autoridades sanitárias esperam vacinar mais de milhão e meio de crianças. O município do Kilamba Kiaxi entra nas estatísticas com mais de 220 mil crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário